Regras de Associações e suas Medidas de Interesse Objetivas e Subjetivas
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Abstract
As regras de associação descrevem padrões de relacionamento entre itens de uma base de dados. Uma de suas típicas aplicações é a análise de transações de compras. Este processo examina padrões de compras de consumidores para determinar produtos que costumam ser adquiridos em conjunto. Um exemplo de regra de associação, que poderia ser minerada a partir de uma base de dados de um supermercado, é dado por: {salaminho} ) {cerveja}. Esta regra indica que os clientes que compram {salaminho}, tendem a também comprar {cerveja}. Medidas de interesse são comumente utilizadas para avaliar a qualidade de uma regra de associação. Estas medidas podem ser divididas em duas classes: objetivas (identificam estatisticamente a força de uma regra) e subjetivas (a opinião de um analista é levada em consideração para determinar a força da regra). Neste trabalho algumas das principais medidas de interesse encontradas na literatura são comparadas e avaliadas. Com o objetivo de facilitar a discussão, serão apresentados os resultados de uma experiência realizada sobre uma base de dados real, que registra as compras efetuadas por famílias cariocas em supermercados
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Gonsalves, E. C. (2004). Regras de Associações e suas Medidas de Interesse Objetivas e Subjetivas. INFOCOMP Journal of Computer Science, 4(1), 26–35. Retrieved from https://infocomp.dcc.ufla.br/index.php/infocomp/article/view/79
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