Construtor de Ontologias Baseado no Wordnet.

Main Article Content

Karla de Souza Torres
José Luiz Braga

Abstract

O objetivo deste projeto é implementar um novo sistema baseado no WordNet de modo que suporte inserção de novos conceitos e termos, fazendo com que o sistema possa ser usado em aplicações que não sejam exclusivamente de processamento da língua inglesa. Finalizada esta fase, o sistema ficará disponível para download e para uso via Internet a partir de um sitio FTP.

O sistema WordNet em sua versão para plataforma Windows funciona com os arquivos originais, projetados para plataforma UNIX e portados para uso no Windows com a mesma estrutura. Nessa configuração, só é possivel a inserção de novos termos, conceitos ou mesmo ontologias se os arquivos forem todos gerados novamente, usando um aplicativo específico, a partir dos arquivos originais. Com isso, fica limitado o uso do WordNet em novas aplicações.

Este trabalho apresenta uma solução para esse problema, migrando o sistema de arquivos para um banco de dados relacional, com uma interface de consulta e atualização baseada em princípios de cooperatividade.

Article Details

How to Cite
Torres, K. de S., & Braga, J. L. (2004). Construtor de Ontologias Baseado no Wordnet. INFOCOMP Journal of Computer Science, 2(1), 21–26. Retrieved from https://infocomp.dcc.ufla.br/index.php/infocomp/article/view/44
Section
Articles